Atividades especiais nas UBS durante o Outubro Rosa

0
736

A mobilização conhecida internacionalmente como Outubro Rosa vai mudar a rotina dos serviços de Saúde neste mês. O nome do movimento remete ao laço cor de rosa, símbolo da luta contra o câncer de mama, que hoje é conhecido mundialmente. Em Guarulhos, cada Unidade Básica de Saúde (UBS) preparou uma programação especial para incentivar a prevenção da doença, sendo que algumas UBS vão abrir aos sábados  para estimular a participação das mulheres.

outubro-rosa-guarulhos

Dentre as atividades programadas para marcar o Outubro Rosa estão palestras sobre o tema e também sobre alimentação saudável, oficinas de artesanato e bijuteria, intensificação da coleta de exames, oferta de testes rápidos para a detecção de doenças, atividades físicas, caminhada em prol da Saúde da Mulher, peças teatrais, música e outras ações para elevar a autoestima, como manicure, limpeza de pele, maquiagem, massagem, realização de tranças artísticas, dança, karaokê, entre outras.

Sábados

A UBS Cummins será a primeira a inaugurar a programação dos fins de semana. A unidade funcionará no próximo dia 8, das 8 às 17 horas, para intensificar a coleta de exame de prevenção do câncer de colo de útero (colpocitologia oncótica, conhecido como papanicolau), realizar testes rápidos para a detecção do HIV-Aids, sífilis e Hepatites C e B, atender mulheres previamente agendadas em consultas médicas e odontológicas, solicitar e avaliar resultados de mamografia, além de promover massagem.

No dia 15, pelo menos mais quatro unidades vão funcionar. A UBS Normandia abrirá das 8 às 15 horas, para intensificar a coleta de papanicolau e para promover palestras sobre a saúde sexual e reprodutiva. Na mesma data, a UBS Mário Macca vai promover atração especial pela manhã para as funcionárias da unidade e, à tarde, para as mulheres da comunidade.

Na programação, estão previstas massagem, limpeza de pele, maquiagem, pintura de unhas, karaokê e dança. Além disso, será intensificada a coleta de papanicolau, iniciativa que ocorrerá simultaneamente na UBS Soimco, onde os profissionais também vão fazer encaminhamentos para mamografia, bem como oferecer atividades físicas, de teatro e artesanato.

Outra unidade que irá funcionar no sábado (15) é a do Jardim Novo Recreio. Na oportunidade, a UBS vai oferecer testes rápidos para a detecção de doenças, consultas em clínica médica e ginecologia, bem como fará coleta de papanicolau e atividades de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

Dia 22

A UBS Nova Cidade estará de portas abertas no sábado (22), durante o dia todo. Na parte da manhã, os profissionais da unidade irão intensificar a coleta de papanicolau, realizar ações voltadas à saúde da mulher e oferecer testes rápidos para a detecção de doenças. No período da tarde, haverá um baile no salão local com participação de uma dupla sertaneja da comunidade.

Na mesma data, a UBS Acácio vai recepcionar o público com um café da manhã. Em seguida, haverá oferta de testes rápidos para a detecção de doenças, consultas em clínica médica e ginecologia, coleta de papanicolau, massagem terapêutica e busca ativa de pessoas com sintomas de tuberculose. Na programação do dia ainda estão previstas atividades de incentivo à alimentação saudável e de prevenção do câncer de mama e de colo de útero, avaliação bucal e sorteio de corte e escova de cabelo.

Ainda no dia 22, a UBS Primavera vai promover um cofffee break e caminhada contra o câncer de mama. A unidade também oferecerá sessões de massoterapia, Dia da Beleza com maquiagem e limpeza de pele, distribuirá brindes entre as participantes, bem como fará a busca ativa de mulheres com atraso para realizar mamografia e de pessoas com sintomas de tuberculose. Além disso, haverá oferta de testes rápidos para a detecção de doenças e palestras sobre cuidados com a saúde e com a autoestima.

Encerramento

A programação alusiva ao Outubro Rosa terá seu encerramento oficial no dia 27 de outubro, das 9 às 16 horas, no Adamastor Centro, com palestras motivacionais e atividades culturais diversas. Para participar das atividades do mês, a pessoa interessada deve procurar a UBS mais perto de sua residência e se informar sobre a programação em sua região.