Arquivo Histórico de Guarulhos recebe doações sobre a história da cidade

0
499

 

Ocupando uma extensa área no Adamastor Centro, no bairro do Macedo, o Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos guarda uma riqueza em documentos, sobre todas as atividades desenvolvidas pelo poder público, desde a fundação da cidade. São mais de 40 mil fotos, além de  mapas, desenhos técnicos, plantas, atas da Câmara de vereadores, e de arquivos sobre os ex-prefeitos. Muitos documentos são fruto de doações de arquivos pessoais, que são sempre bem-vindos. Todo o material fica disponível para que os interessados possam fazer pesquisas e trabalhos escolares, científicos  ou acadêmicos, sempre de segunda a sábado, das 9 às 17 horas.

 

 

A transferência de todo o acervo do Arquivo Histórico para o Adamastor Centro foi realizada no mês de abril, pela Secel – Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer para dar maior acesso, com rapidez e conforto, a uma parte importante da história de Guarulhos.

 

Para atender os doadores, o espaço conta com uma equipe educativa que realiza visitas técnicas, para que possam avaliar os documentos. Só assim, é oficializado um termo de doação e recebimento, passando a custódia do material ao Arquivo Histórico.

 

Memória e identidade

 

De acordo com a responsável pelo espaço, a arquivista Araci Borges, a cultura, história e memória são elementos construtores da identidade da cidade, ajudando a eternizar momentos, fatos e notícias.

 

Araci  explica  que toda fonte escrita, iconográfica,oral, audiovisual e material, que possa ajudar os historiadores em suas análises e problematizações, pode ser considerada como um documento histórico.

 

Em breve, o espaço também vai dispor de computadores com acesso à internet para auxiliar ainda mais os pesquisadores em suas consultas.

 

Para saber mais, acesse: http://grucultura.guarulhos.sp.gov.br/espaco/11918/

 

Serviço

 

Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos

 

Endereço: Adamastor Centro – Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo

 

Aberto ao público: segunda a sábado, das 9 às 17 horas

 

Entrada Gratuita 

Para doar: (11) 2442-8723