Antigo prédio da GCM será Centro Cultural

1
575

 

O antigo prédio que abrigava a Guarda Civil Municipal (GCM), localizado n rua Sete de Setembro com a rua Felício Marcondes, no Centro, será transformado em um Centro Cultural. A reforma do imóvel tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Arquitetônico e Paisagístico de Guarulhos é de aproximadamente R$ 1 milhão, recurso proveniente do governo federal.

 

predio-gcm-guarulhos

“Conseguimos o recurso no ano passado através de uma emenda da na época, deputada federal, Janete Pietá. A nossa expectativa é de que ainda este ano, seja assinado o convênio com o Ministério da Cultura para a liberação da verba. Em seguida, faremos a licitação para contratar a empresa que fará os trabalhos no prédio”, explica o secretário de Cultura, Edmilson Souza.

Hoje, o imóvel está fechado e apenas o porão é usado como depósito para as barracas utilizadas na Feira de Artesanato Permanente, que acontece as quintas, sextas-feiras e sábados, no Calçadão Dom Pedro II.

Devido ao novo projeto para o prédio, Edmilson adianta que os artesãos que utilizam o espaço há 20 anos terão que procurar outro local para guardar suas barracas. “Por se tratar de um imóvel tombado ele requer cuidados. Além de barracas e dos materiais, alguns artesãos instalaram fiações elétricas, o que é proibido. Trata-se de uma questão de segurança, pois é um patrimônio histórico da cidade”, explica o secretário.

 

Fonte: Guarulhos Hoje