Alunos jogam futebol em sala de aula

1
572

 

Um vídeo feito por um estudante da Escola Estadual Parque Continental Gleba I  mostra alunos jogando bola dentro da sala de aula. As imagens foram captadas no dia 8 e encaminhadas com exclusividade à Folha Metropolitana.

 

Segundo a gravação, um guarda-chuva é colocado no meio da sala e dois alunos ficam chutando uma bola de futebol. As carteiras foram colocadas na lateral da sala e, aparentemente, não há nenhum adulto responsável com os jovens.

 

Clique aqui e veja o video.

 

A reportagem apurou que, em algumas escolas de Guarulhos, estudantes teriam sido ameaçados de ser encaminhados ao Conselho Tutelar caso deixassem de comparecer nas unidades – mesmo não tendo aulas.

 

A professora Tatiane Ricci, que dá aula em três escolas estaduais da cidade, afirmou que soube de casos em que alunos de várias idades ficaram em uma sala vendo TV para “matar tempo”.

 

Ela afirmou ter sido vítima de assédio moral por parte de coordenadores de escolas no início da greve (em 13 de março).

 

Tatiane acrescentou que alguns colegas não aderiram ao movimento pelo fato de que não receberão salários. “Sei que não vou receber agora em maio. Porém, não podemos deixar que a situação continue como está”, disse.

 

Em Guarulhos, 25% aderiram à greve

 

O conselheiro do sindicato da categoria em Guarulhos (Apeoesp), Waldemir Lima Cerqueira, afirmou que 25% dos professores da cidade aderiram à greve. O número costuma aumentar em dias de assembleia.

 

Os grevistas reivindicam reajuste salarial de 75,33%, ampliação dos repasses para as escolas e aceleração dos processos de aposentadoria.

 

Uma assembleia da categoria foi marcada às 14h desta sexta-feira, 17, no vão do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Capital.

 

O Governo do Estado não se manifestou até a conclusão desta reportagem.

 

Fonte: Folha Metropolitana