Alunos da EPG Celso Furtado visitam a sede da Secel

0
334

 

Um intercâmbio de participação cidadã. O projeto “Escola na Secel,” ação que visa integrar alunos, funcionários e poder público, reuniu cerca de 20 alunos do 5º ano da EPG Celso Furtado, na última terça-feira (20), na sede da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

EPG-Celso-Furtado (1)
Os alunos do 5º ano da EPG Celso Furtado foram os pioneiros do projeto

 

A convite da gestora do Departamento de Ensino Escolar, Argentina Barbosa, as crianças visitaram todos os departamentos da Secel e conversaram com gestores e responsáveis pelas áreas que trocaram conhecimentos e ampliaram a sua perspectiva em relação ao funcionamento da máquina pública, bem como dos reflexos desses procedimentos administrativos no dia a dia da escola.

 

“Esse projeto é a realização de um sonho”, destaca a gestora.  “Sempre imaginei este dia em que poderíamos trazer as crianças para conhecer a Secel, já que é o lugar onde partem as ações administrativas para a transformação da vida desses alunos. Por isso, o projeto prevê uma agenda de intercâmbio mensal, onde os alunos realizarão visitas na sede, enquanto os funcionários da secretaria poderão conhecer mais de perto o dia a dia das Unidades Escolares. Acredito que assim será possível ressignificar a atuação dos profissionais da sede e oportunizar, ao mesmo tempo, aos pequenos uma aprendizagem valorosa de cidadania”, completa Argentina.

EPG-Celso-Furtado (2)
Os alunos visitaram todos os setores da Secel

 

O ponto alto do roteiro foi o encontro com secretário e vice- prefeito Alexandre Zeitune que mediou uma reunião executiva com os pequenos.

 

“Ai, será que ele é legal?”, questionou a aluna Nieli de 10 anos. “Eu estou tão feliz porque a nossa escola foi a primeira a ser escolhida! Tudo o que existe aqui é muito interessante. Sabe, nem imaginava aprender coisas como processo administrativo, pro-rede, geolocalização e que tudo pudesse ser tão grande e com tantas pessoas!”, ressaltou.

 

Durante a reunião, as crianças foram convidadas a escrever e apresentar para Zeitune sugestões e demandas importantes para o espaço escolar que vivenciam.

 

“Essa aproximação com as crianças é de suma importância para entendermos onde e como podemos melhorar em relação ao atendimento das escolas. Muitos dos temas como uniforme de inverno, aquisição de livros infanto-juvenis e utilização da tecnologia em sala de aula já integram a nossa agenda de investimentos e ouvir deles essas reflexões foi muito interessante”, destacou o Secretário.

EPG-Celso-Furtado (3)
Muito espertos, o alunos quiseram saber de tudo durante a visita

 

Para a coordenadora pedagógica Letícia Alves da Silva o convite para o projeto possibilitou um aprofundamento no projeto pedagógico desenvolvido pela EPG Celso Furtado.

 

“A nossa escola já realiza diversas ações que visam o aprofundamento e pesquisa sobre a história de Guarulhos e nesse sentido, a visita à secretaria propiciou aos alunos além de conhecimentos sobre o funcionamento administrativo da Prefeitura, o acesso ao secretário. Eles ficaram maravilhados e estamos muito felizes com o convite!”.