Ação conjunta leva prevenção do câncer bucal ao Bosque Maia

0
432

A Secretaria de Saúde é parceira da Campanha Sorria para a Vida, que levará profissionais voluntários de odontologia ao Bosque Maia nesta quarta-feira (12), para realizar exames gratuitos de prevenção do câncer de boca. A ação, que acontece das 8h30 às 17 horas, na tenda verde, é promovida pela Associação Brasileira dos Cirurgiões Dentistas (ABCD) e também conta com o apoio do Lions Clube de Guarulhos Norte.

cancer-bucal

No local, oito cirurgiões dentistas voluntários irão se revezar, atendendo a população em uma van especialmente equipada. O exame é gratuito, rápido, indolor e seguro. Qualquer pessoa poderá participar, principalmente, os fumantes, idosos e os jovens por conta da infecção por HPV. Os casos suspeitos serão encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas da Secretaria de Saúde – Ceo Macedo, para diagnóstico e tratamento.

Segundo a ABCD, além de focar o principal grupo de risco do câncer bucal, que são homens e mulheres adultos, fumantes ou alcoolistas, a campanha reforça a atenção para os jovens que nunca tiveram esses hábitos, mas estão em uma faixa etária que apresenta grande aumento da incidência da doença por conta de contato sexual intenso e desprotegido, fator que leva à infecção pelo HPV e, consequentemente, pode dar origem ao câncer de boca.

O fato é preocupante, de acordo com a ABCD, porque o câncer de cabeça e pescoço – que antes era comum em idosos com próteses dentárias mal adaptadas e homens com 50 anos ou mais, fumantes e consumidores de bebidas alcoólicas em excesso –, agora apresenta crescimento rápido entre pessoas mais jovens, entre 35 e 45 anos, com hábitos saudáveis e que não fazem uso de prótese.

“Enquanto os danos nocivos do tabaco exigem uma exposição prolongada ao produto, de 15 a 30 anos para desenvolver uma lesão cancerígena, o HPV age muito rapidamente”, alerta Sílvio Cecchetto, presidente da ABCD. A boa notícia é que o câncer bucal tem até 90% de chance de cura se for diagnosticado logo no início. A Secretaria de Saúde adota como rotina a inspeção da boca nas consultas odontológicas, além de intensificar o exame nas campanhas de vacinação contra a Influenza.