Abastecimento diário de água já é realidade para 71% dos guarulhenses

0
442

 

A melhora no abastecimento de água em Guarulhos já é sentida por toda a população a partir da diminuição do período de rodízio de água proporcionada pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), que passou a receber 450 litros a mais por segundo por parte da Sabesp (Companhia Estadual de Saneamento Básico).

 

rodizio-agua-guarulhos
Mapa do Rodízio: as regiões que recebem água todos os dias estão em verde

Hoje, 71,05% da população, que vive em 32 bairros diferentes, recebe água todos os dias e não tem mais a sensação de rodízio, já que fica períodos muito curtos sem abastecimento. Em dezembro do ano passado, antes que a atual administração assumisse o Saae, somente quatro bairros de Guarulhos (Várzea do Palácio, Porto da Igreja, São Roque e Parque Cecap) tinham água em qualquer momento do dia, o que representava apenas 4,5% da população abastecida continuamente. Hoje esse número chega a 17,6%.

“Desde o primeiro dia como prefeito me dedico para avançarmos nessa questão do abastecimento de água, pois, desde quando era vereador, tinha conhecimento dessa dificuldade histórica da cidade. Mesmo enfrentando uma grave crise financeira, felizmente conseguimos avanços muito circunstanciais e que impactam diretamente na qualidade de vida do guarulhense. E prometo que continuarei lutando para entregarmos um serviço ainda melhor”, afirmou o prefeito Guti.

O esquema de abastecimento de 16 horas com água e 8 horas sem atingia apenas 0,33% da população no final do ano passado. Hoje, 53,41% dos guarulhenses estão nesta situação, ou seja, sem a sensação de rodízio. Já regiões que viviam um período excessivo sem água, acima de 30 horas totalmente desabastecidas, têm uma nova realidade. O máximo de rodízio atualmente são 18 horas com água e 30 horas sem. Mesmo assim, isso é verificado para apenas 21,58% da população, enquanto que em dezembro passado 67,6% dos guarulhenses estavam sob este esquema.