3º Festival Gastronômico de Guarulhos

0
428

Estão abertas as inscrições para participar do 3º Festival Gastronômico de Guarulhos, cujo tema é sabores da vida mais saudável. As inscrições foram abertas pela Prefeitura no último dia 7 e se encerram em 30 de outubro. O tema do festival é autoexplicativo. E ousado: em 2016, a idéia é estimular e ampliar a oferta de alimentos saudáveis, garantindo ao público cardápio variado, com a inclusão de novos sabores e comidas ainda mais elaboradas, mas com baixo teor de gorduras trans, opções sem glúten, livres da proteína do leite e lactose, vegetariana e vegana.

festival-gastronomico-em-guarulhos-1Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG

Diferentemente das edições anteriores, quando o evento acontecia em espaços públicos abertos, com comercialização de alimentos nas mais diversas formas, nesta, o evento será realizado nos próprios estabelecimentos, de 7 a 11 de novembro. No último dia, porém, haverá visitação; ou seja, além da proposta de sabores da vida mais saudável nos salões dos estabelecimentos, haverá demonstração de preparo e oficinas (vide “multiplicadores”) abertas no Parque Fracalanza. Os participantes do Festival poderão oferecer degustação gratuita aos inscritos nas oficinas.

Os estabelecimentos poderão escolher se irão comercializar um prato, uma comidinha ou sobremesa “mais saudável”. Já nos restaurantes, a quilo o estabelecimento deverá apontar os alimentos que estão aderentes à proposta do Festival; ou seja, que amplie o conceito de comida como alimento para o corpo e para o bem-estar e procure estimular uma alimentação variada, prazerosa, mas com saúde, sabedoria e que sacie de fato o apetite.

Multiplicadores

Responsável pela organização do evento, o Departamento de Turismo (Detur) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), promoverá oficinas sobre elaboração e manuseio de alimentos de forma saudável, em parceria com os estabelecimentos inscritos, no dia 11 de novembro, das 9h30 às 16h. As oficinas visam a divulgação das formas de preparo de alimentos mais saudáveis a seus clientes e os produtos poderão ser oferecidos ao público gratuitamente, como forma de apreciação do prato, comidinha ou sobremesa. Os seis primeiros comércios inscritos que solicitarem participação nas oficinas terão preferência.

festival-gastronomico-em-guarulhos-2Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG

Os participantes do Festival poderão promover oficinas livres e gratuitas com demonstrações das técnicas de preparo. A condição para isso é a de que utilizem e preservem as características naturais dos alimentos. Além disso, os pratos deverão ser pré-elaborados em condições sanitárias adequadas e finalizados no próprio local do evento. Ao término do Festival, os estabelecimentos deverão separar os resíduos secos e orgânicos resultados do evento, em parceria com a Prefeitura – ou seja, ser exemplar na aplicação do Plano diretor de Resíduos Sólidos.

Inscrições

Caso haja interesse, o estabelecimento deverá preencher inscrição no Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), à avenida Emílio Ribas, 1.120, Gopoúva, ou solicitar o formulário via e-mail ([email protected]) ou por telefone nos seguintes números: (11) 2475-7926, (11) 2475-7949.

festival-gastronomico-em-guarulhos-3Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG

Mais informações estão disponíveis no Diário Oficial publicado em 7/10/2016 (http://www.guarulhos.sp.gov.br//uploads/pdf/381071719.pdf à página 67).