300 pessoas participaram de Mutirão de Comunicação da Diocese de Guarulhos

0
327

 

Cerca de 300 pessoas participaram, no domingo, do 6º Mutirão de Comunicação (Muticom) da Diocese de Guarulhos. O evento, que aconteceu na Universidade Guarulhos (UNG), contou com missa presidida pelo bispo de Guarulhos, dom Edmílson Amador Caetano, palestras do diácono Leonardo Henrique e do jornalista Valdir Carleto, além de sete oficinas.

 

6-muticom-guarulhos
Foto: Pastoral da Comunicação

 

O Muticom teve o tema “Comunicação e Esperança”, inspirado na carta do papa Francisco ao Dia Mundial das Comunicações Sociais. Para dom Edmílson, o desafio dos agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) é ajudar os “pequeninos, cansados da exploração” a terem conforto e descanso por intermédio do anúncio do evangelho de Jesus Cristo.

 

dom-edmilson-muticom
Foto: Pastoral da Comunicação

 

Segundo o diácono Leonardo Henrique, o papa Francisco convida os comunicadores a terem confiança no Reino de Deus para anunciarem boas notícias. Já o jornalista Valdir Carleto falou sobre a realidade dos meios de comunicação da cidade, orientou os presentes a tomarem cuidado para não compartilharem notícias falsas, e ainda os incentivou a terem esperança e compartilharem informações sobre iniciativas humanitárias.

 

valdir-carleto-muticom
Foto: Pastoral da Comunicação

 

À tarde, oficinas de produção de textos, fotografia, edição de impressos, design, mídias digitais e multimídia foram conduzidas por professores da UNG. Já a oficina de fundamentação da Pascom foi coordenada por agentes da Pascom. No final do evento, foi definido o envio dos representantes de Guarulhos ao 10º Muticom Nacional, em Joinville (SC), e feita a entrega de diplomas a todos os participantes.