2.310 é a posição de Guarulhos no ranking de bem-estar urbano

0
479

Guarulhos amarga a 2.310ª posição no ranking do Índice de Bem-Estar Urbano dos Municípios Brasileiros (Ibeu-Municipal) entre todas as cidades brasileiras. O levantamento foi divulgado recentemente pelo Observatório das Metrópoles, ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro.

guarulhos-ranking Foto: Ivanildo Porto

Na relação das cidades paulista Guarulhos figura na 591ª posição, ficando atrás da capital que aparece na 562ª e de Campinas, terceiro maior município do estado, que está posicionado em 475° lugar. O índice usa dados do Censo de 2010 para classificar os 5.565 municípios do país segundo a infraestrutura urbana de que dispõem.

O Ibeu Municipal avaliou cinco indicadores de qualidade: mobilidade urbana, como o tempo de deslocamento de casa para o trabalho; condições ambientais (arborização, esgoto a céu aberto, lixo acumulado); condições habitacionais (número de pessoas por domicílio e de dormitórios); serviços coletivos urbanos (atendimento adequado de água, esgoto, energia e coleta de lixo); e infraestrutura.

Em Guarulhos o pior índice é o de mobilidade urbana, com nota 0,691. Em segundo lugar está a infraestrutura urbana (0,712), seguida pelo índice que avaliou as condições habitacionais (0,772), condições ambientais urbanas (0,878) e serviços coletivos urbanos (0,928).

Todas as variáveis foram utilizadas a partir do Censo Demográfico do IBGE, de 2010. Segundo o Observatório das Metrópoles, apesar da distância de seis anos entre a obtenção dos dados e a divulgação dos resultados, o Ibeu-Municipal ainda pode refletir as condições urbanas da maior parte dos municípios brasileiros.

Brasil – Os municípios brasileiros apresentam grande diversidade referente ao bem-estar urbano. Apesar de apenas seis cidades apresentarem condições muito ruim, somente 273 apresentarem condições muito boas de bem-estar urbano, de um conjunto de 5.565 municípios do país. Esses 273 municípios que apresentam as melhores condições de bem-estar urbano correspondem a 4,9% do total de municípios do Brasil. Na parte inferior, há 1.068 municípios com condições ruins de bem-estar urbano, correspondente a 19,2%. Em condições médias de bem-estar urbano há 2.298 municípios, correspondente a 41,3%. E, em condições boas de bem-estar urbano, há 1.920 municípios, correspondente a 34,5%.

Reportagem: Rosana Ibanez

Fonte: Guarulhos Hoje