17% da população guarulhense tem excesso de peso

0
524

 

O excesso de peso atinge mais de 250 mil guarulhenses atualmente. O número representa 17,8% da população total da cidade estimada pelo IBGE em 1.312.197. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Saúde, baseados no Ministério da Saúde, e se referem a pessoas adultas que apresentam o Índice de Massa Corpórea (IMC) maior ou igual a 30.

 

Neste ano a estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que 2,3 bilhões de pessoas, aproximadamente, estarão com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos. Com isso, os riscos de problemas associados, como hipertensão arterial e colesterol alterado, estão cada vez mais altos.

 

Para reverter essa situação, a Universidade Guarulhos (UnG) está com as inscrições abertas para os programas gratuitos de atendimento a pessoas acima do peso: o GAO (Grupo de Atendimento a Obesos), que atende adultos, e o GIO (Grupo Infantil Obesidade).

 

peso-guarulhos

 

“Em função do ambiente que as pessoas vivem aprendem a comer e muitas vezes do jeito errado. Por isso, as pessoas precisam adquirir um novo hábito saudável de alimentação e para isso desenvolvemos ações que envolvem a psicologia, a nutrição e exercícios físicos”, explicou o coordenador do programa e psicólogo, professor José Cândido.

 

Segundo Cândido, o objetivo das atividades é auxiliar os participantes a mudar os seus hábitos alimentares. “Uma criança desde pequena comendo errado quando ela chegar a idade adulta será obesa. Muitas vezes ela aprende a comer sem estar com fome, mas a mãe a obriga e ensina a comer sempre. Outro problema é com relação ao horário onde muitas vezes a pessoa não tem um horário certo para se alimentar”, explicou.

 

Durante os atendimentos, que acontecem durante três meses, os pacientes se reúnem uma vez por semana e recebem orientações de profissionais e estudantes. Nesses encontros são orientados a escolher melhor os alimentos, aprendem técnicas de exercícios físicos e descobrem se o aumento de peso está atrelado a algum problema de origem psicológica.

 

Programa

 

Os interessados em participar da triagem devem ligar para (11) 2475-8300; ou enviar e-mail com nome completo, idade, telefone de contato, peso e altura para o endereç[email protected] O único pré-requisito é estar acima do peso.

 

Fonte: Guarulhos Hoje