16 Dias de Ativismo

0
589

 

Algumas atividades que integrarão o calendário dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que acontece de 25 de novembro a 10 de dezembro, foram definidas nesta sexta-feira (31), em reunião da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres (CPM), realizada no Adamastor Centro.

 

A CPM, representantes de diversos setores da Administração Municipal e entidades da sociedade civil ligadas ao tema definiram que a abertura do evento terá como principal objetivo divulgar as atividades e incentivar as pessoas a disseminarem essas informações.

ativismo-guarulhos

Uma das ações já confirmadas será a presença da unidade móvel concedida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), que, entre os dia 1 e 5 de dezembro vai passar em bairros como Pimentas, Jd. São João, Ponte Alta e Taboão, que são consideradas regiões com maior índice de violência contra mulheres, de acordo com dados da Casa das Rosas, Margaridas e Beths.

 

Essa unidade móvel tem por finalidade orientar e acolher mulheres em situação de violência nas áreas mais afastadas do centro da cidade e de difícil acesso, além de levar informação sobre violência doméstica para as pessoas e incentivar a denúncia.

 

Outra ideia aprovada na reunião é a criação de uma urna, onde as mulheres podem responder se já sofreram algum tipo de violência ou não e em que bairro moram, sem precisar se identificar. Essa ação busca fazer com que a mulher vítima de violência reflita sobre a situação que vive, além de ajudar na coleta de dados.

 

O encerramento dos “16 Dias de Ativismo” acontecerá na Câmara Municipal de Guarulhos com uma audiência pública. Além das atividades programadas nas Casas da Mulher de vários bairros que ainda não foram divulgadas, a Coordenadoria da Mulher vai aceitar propostas de atividades até o dia 7 de novembro, data limite para providenciar cartazes do evento.

 

Outros eventos do mês

 

Esse período é marcado por algumas datas importantes: no dia 25 de novembro é celebrado o Dia Internacional de Não Violência contra a Mulher; 1º, 6 e 10 de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Combate à Aids, Dia Internacional da Campanha do Laço Branco e o Dia Internacional dos Direitos Humanos, respectivamente.

 

Mais informações, ligue: 2472-6926 / 2441-0019

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos